Comunhão: GR. Koinonia – é o
compartilhamento de uma mesma coisa, companheirismo ou parceria com outros
baseado em algo que se tenha em comum. Nós como cristãos compartilhamos a
mesma fé, a fé em Cristo, que nos leva a ter comunhão com Deus e entre nós
mesmos.
Quando
Deus criou o homem Ele compartilhou sua imagem e sua semelhança, assim os dois
tinham comunhão, é complexa a descrição literal de “imagem e semelhança”. Mas o
fato é que possuíam algo em comum, esta comunhão se expressa de várias formas
no relacionamento pré-queda, como no diálogo que era mantido entre os dois, e
na preocupação de Deus sobre o estado solitário de Adão.
Pessoas
que tem comunhão dialogam entre si, olham nos olhos uma das outras;
Pessoas
que tem comunhão se preocupam umas com as outras e são gratas a atenção dada
aos seus problemas. Adão foi grato a Deus pela esposa que recebeu, percebe-se
pela declaração que fez - E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos,
e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada
– Gn. 2.23.
As
pessoas não precisam ser iguais para terem comunhão, e sim compartilhar dos
mesmos ideais. Comunhão não quer dizer relacionamento entre iguais, e sim
compartilhamento de uma mesma coisa. Gn. 3.22. – Quando o homem quis se tornar
igual a Deus, perder a comunhão.
O
exemplo mais claro disso é o que Paulo dá a respeito do corpo, os membros são
diferentes uns dos outros, porém possuem comunhão compartilhando das mesmas
diretrizes vindas da cabeça, compartilham da mesma vida. ICo 12.12-27
A
importância do sacrifício:
Com a
queda o homem perde a comunhão com Deus, pois deixa de compartilhar dos mesmos
pensamentos e ideais. Com isto surge a necessidade de se estabelecer o
sacrifício para haver um restabelecimento da comunhão com Deus,
embora não fosse como antes, pois a mesma estava comprometida pela força
do pecado.
Aquele
que pode ser considerado como o primeiro ato sacrificial, foi realizado
pelo próprio Deus quando utilizou peles de animais para cozer roupas para Adão
e Eva-Gn. 3.21, qorban uma palavra hebraica para sacrifício ou oferta tem o
sentido de trazer para perto, o homem se envergonhou de Deus, pois percebeu que
estava nu isto o distanciava d’Ele, as roupas restabeleceram a
proximidade. Entenda que para isto foi necessário o sacrifício de
um animal.
No caso
de ofertas pacíficas, as partes restantes do animal abatido eram
ingeridas pelos sacerdotes e pelos adoradores na refeição do sacrifício, essa
refeição era considerada uma forma de comunhão com o Senhor, assim o homem e
Deus voltavam a compartilhar de um mesmo ser.
Há pelo
menos duas ocasiões especiais em que o texto sagrado nos revela que Deus
prefere outras formas de culto do que o sacrifício, sendo elas a obediência e a
misericórdia.
Obediência: As
declarações de Paulo sobre as facções existentes em Corinto em sua primeira
carta endereçada a estes no capítulo 1 e versículo 10, nos revelam uma
insubmissão e desobediência a quem os liderava naquele momento. A
obediência a um líder quando realizada de maneira leal revela a fidelidade que
existe em um liderado, isto demonstra que existe comunhão entre as partes, pois
compartilham das mesmas ideias.
O
compartilhamento de ideias na Igreja muito agrada a Deus, a comunhão entre os
seus servos demonstra sabedoria e maturidade espiritual.
... e
eu, de Cristo, o grupo que se declarava assim parece ser o mais insubordinado e
desobediente, é o caso de muitos “cristãos” da era pós-moderna, para não se
submeterem a nenhuma autoridade humana, argumentam obedecerem diretamente e
somente a Cristo, esquecendo-se que o Senhor sempre constituiu autoridades
eclesiásticas a quem outorgava o dever e o direito de pastorear aquelas que são
verdadeiramente ovelhas - Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta
pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra
ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra
será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
Mateus 16:18,19 - Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. João 21.17 - Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. Hebreus 13.7.
Mateus 16:18,19 - Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. João 21.17 - Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. Hebreus 13.7.
Em I Samuel capítulo 15 versículo 22 e 23, o profeta faz uma notificação a Saul - Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
Porque
a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e
idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou
a ti, para que não sejas rei.
O
primeiro pecado foi o de Satanás, justamente por uma ação que envolvia desobediência,
insubordinação e rebelião, o homem perde a comunhão com Deus quando desobedece
a uma ordem expressa. Saul incorre no mesmo erro, O Senhor havia dado uma
determinação que se destruíssem os amalequitas e tudo que estes possuíam, porém
com o pretexto de se oferecer sacrifícios ele poupa animais, o que é duramente
repreendido por Deus através do profeta Samuel como exposto
anteriormente.
A
obediência a uma autoridade familiar ou eclesiástica, na maioria dos casos está
intimamente ligada ou é propriamente obediência a Deus, pois estes representam
ou falam em nome de Deus, quando a nação israelita pede a Samuel um rei e este
se entristece pela rejeição do povo, o Senhor diz a ele: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm
rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles – I
Sm. 8.7.
Misericórdia: Oséias
6.6; Mt. 9.13; Mt. 12.7; Mateus 5.24; Marcos 12.33;
Porque
eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do
que os holocaustos. Oséias
6:6 ACF.
Revesti-vos,
pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia,
de benignidade, humildade, mansidão,
longanimidade, Colossenses 3.12.
No NT, a palavra misericórdia é a tradução da palavra grega eleos, ou piedade, compaixão, misericórdia e oiktirmos, isto é, “companheirismo em meio ao sofrimento” Fp 2.1; Cl 3.12; Hb. 10.28.
No AT,
este termo representa duas raízes distintas: rehem, que pode
significar maciez, “o ventre”, referindo-se portanto, à compaixão materna - I
Rs 3.26 – entranhas, e hesed, que significa força permanente (Sl
59.16; 62.12; 144.2) ou mútua obrigação ou solidariedade das partes
relacionadas – portanto lealdade.
Lealdade
- é sobre isso que Paulo está falando no vs. 10 de I Co 1, ...sejais unidos, em
um mesmo sentido ARC, ...estejam unidos num só pensamento NVI, ...sejais
inteiramente unidos, na mesma disposição mental ARA.
A
misericórdia e a obediência são frutos do amor:
A
comunhão deve ser estruturada no amor, tudo o que for dito sobre obediência e
misericórdia não serão alcançados se não forem frutos do amor, no primeiro
capítulo de sua carta a Igreja de Corinto Paulo vai contrastar a
sabedoria humana com a divina.
O fator
distintivo entre as duas sabedorias é a sua fundamentação, a sabedoria humana é
estruturada na razão, todas as ações de sabedoria terrena são baseadas na
argumentação lógica. Daí os homens naturais considerarem o evangelho, a
mensagem da cruz, como loucura - I Co 1.18, não existe nenhum razão para alguém
que é puro, inocente, poderoso, entregar-se a morte por pecadores.
Nos
relacionamentos aplicamos sempre a razão, em nossas argumentações encontramos
razões para termos atritos, para falarmos em um tom mais elevado e até para
rompermos relacionamentos. Estamos certos em nossa razão, mas tristes e
frustrados, é uma vitória que nos faz sentirmos derrotados, essa sabedoria é
loucura para Deus I Co 12.25.
Ø Pessoas
que tem razão estão terminando seus casamentos;
Ø Pessoas
que tem razão estão ficando longe dos filhos;
Ø Pessoas
que tem razão estão abandonando suas igrejas;
Ø Pessoas
que tem razão estão matando outras pessoas.
Esta
era a causa das dissensões entre os crentes da igreja de Corinto, seus relacionamentos
eram baseados na sabedoria humana, na pura razão e argumentação lógica.
A razão
impede o nosso desenvolvimento espiritual I Co 3.1-5.
Já a
verdadeira sabedoria é fundamentada no amor, o amor não busca seus próprios
interesses I Co 13.5, mas se preocupa com o próximo isto é misericórdia, isto é
comunhão compartilharmos dos sofrimentos uns dos outros e também da mesma
alegria. A sabedoria divina nos traz paz e alegria, precisamos nascer de novo para sabermos viver sob a ótica da sabedoria
divina e em comunhão.
Bibliografia. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento (tradução de João
Ferreira de Almeida) 4º edição Revista e Corrigida 2009; A Bíblia
Sagrada: Antigo e Novo Testamento - NVI; A Bíblia Sagrada:
Antigo e Novo Testamento - ACF; A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento - ARA; Wyclife, dicionário bíblico;

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